domingo, 17 de abril de 2016

Resenhas com Roberta Basto #A Culpa é das Estrelas

Oi gente! Como vocês estão?
Hoje eu vou falar sobre o livro " A Culpa é das Estrelas".

Para quem não conhece, o autor se chama John Green, que também é o mesmo autor de "Cidade de Papel". Ele é um escritor e youtuber estadounidense aclamado pelos leitores jovens, acredito que seja aclamado pelos mesmos leitores de "Amor para Recordar" e afins, e pela crítica. Então, não podia perder a oportunidade de resenhar esse livro tão aclamado.





Sinopse do livro:
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Minha Opinião: 
         Essa não é uma das temáticas que mais amo, por achar muito sofrido e de sofrimento já basta a vida, hahah. Porém, ele escreveu de maneira tão leve que conseguiu me emocionar e me envolveu de tal forma que comecei a sofrer junto com os personagens, mas mesmo assim gostei. 
          Confesso que não quis ler o ultimo capítulo com medo que o final não fosse o que esperava e acabasse me decepcionando, mas quando surgiu o filme foi inevitável, tive que ver o fim da história. Então, resolvi voltar a ler.
        Outra coisa que eu gostei, mas não sei se é verdade, nem quis procurar para não perder a magia da história, é a metalinguagem presente na relação leitor/ escritor. Ela depois de muito contar consegue contato com seu escritor preferido e ele não se mostra nem um pouco parecido com os personagens, nem a áurea do livro. Mostrando claramente o distanciamento da  relação autor/obra.
          Por isso, eu gostei muito do livro e recomendo aos jovens por se tratar de uma história linda e emocionante mas no nível certo, sem exageros, mas a minha recomendação também se estende aos adultos por se tratar de um livro que não tem classificação específica. 

Minha avaliação: 4 estrelas.

2 comentários:

  1. Olá, Roberta!

    Nunca li "Um amor para recordar", mas já li todos os livros do Green e gosto muito do estilo dele, inclusive, estou ansiosa para um próximo lançamento.
    Faz muito tempo que li ACEDE, não é o meu preferido do autor, mas gosto muito dele, afinal, foi por ele que comecei a ler os outros livros do Green.
    Achei bacana você ter mencionado a questão da relação entre autor e leitor. Foi uma decepção para a Hazel, mas infelizmente, coisas assim podem acontecer. :(

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamiris, acredito que vá gostar muito de "Um amor para recordar", já que é leitora do Green, mesmo que assista somente o filme, recomendo. Quanto a relação autor-leitor, isso acontece muito, mesmo que não nos demos conta, como por exemplo, no caso de um autor que tem um eu-lírico que não corresponde em nada a sí, um autor que escreve como um eu-lírico feminino é um bom exemplo.
    beijinhos
    Roberta

    ResponderExcluir